quinta-feira, junho 29, 2006

HISTORIA DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

AIAIAI.. Andre do ceu!! to acabado, morto, se vc num me der nota to frito!!ahuahuh.. Não seja tão exigente comigo, tah?!rsss ai ta um pokim de cada capitulo, eu na real num lembro de nada, num lembro nem do meu capitulo, lembra do reestudo?! Mas dei uma olhada nos outros blogs e fiz o meu!!ABRAÇOS..ahuahuhauhuh ME AJUDA POR FAVOR!!!!!!!!
O livro é: HISTORIA DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO, os autores traçam o mapa internacional das correntes, das tendências e das escolas. Revelam a dinâmica profunda de um domínio mais que nunca projectado para o centro de questões políticas e culturais contraditórias.
2: Mass Communication Research procurava desvincular a comunicação de suas bases e se começou preocupar com o receptor visão unilateral. Através de pesquisas foi possível definir o que era mais atraente ao público, um exemplo disto Ibope. Porém formulou outro tipo de pesquisa de audiência, a pesquisa qualitativa. Também influenciou nas teorias de administração.
A Comunicação Social é uma encruzilhada de disciplinas: Filosofia, História, Geografia, Psicologia, Sociologia, Etnologia, Economia e Ciências Políticas. * Organismo Social: No século XIX, pensadores viam a comunicação como fator de gestão das multidões humanas. Esta contribui para a organização do trabalho coletivo na fábrica e na estruturação dos espaços econômicos. * Tableau économique(1758)--> François Quesnay(1691-1774): dizia que a economia era muito complexa e tudo está em fluxo; fez gráficos estatísticos. * A cidade é dividida em aparelhos orgânicos: SISTEMA DISTRIBUIDOR E APARELHO REGULADOR. * Fisiologia Social: ciência do desenvolvimento. Auguste Comte--> POSITIVISMO. * Teoria difusionista: " O processo só pode atingir a periferia por meio da irradiação pelos valores do centro". * Geopolítica: " O estado é um organismo ancorado no solo".

3: Shannon padronizou a informação como quantidade, o conceito de bits e bytes (computadores). As pesquisas procuravam meios eficientes de transferir bits de informação, mas a quem, e para que, não importavam. O conhecimento de Shannon seu criador, ajudou a teoria. Ele trabalhou com criptografia durante a guerra, e através do que aprendeu com codificação e decodificação, formulou suas famosas hipóteses.

4: Escola de Frankfurt procurou se afastar da idéia "operária" do marxismo, ao mesmo tempo em que era incluída na política alemã da época, criticando os. Foi a criadora de uma nova sociologia crítica, que via a sociedade como um amálgama de antagonismos.

5 : Esses capítulos adiantes não entendi muito bem não mas...vou tenta falar algumas coisas!Marx com visão de mundo mais voltada ao social, era incompreendido por milhares de pessoas. Sua visão foi contra o capitalismo industrial o capitalismo então se juntou para impedir o avanço do comunismo.Max dizia que o capitalismo era uma fase humanidade e era necessário para o comunismo.A bipolarização do mundo levou os choques culturais em várias partes, influenciando na comunicação da época.

6: Etnometodologias estudam como o senso comum dos indivíduos se aplica em situações onde o pragmatismo é necessário.

7 : Uma nova preocupação surgiu para as teorias da comunicação analisando a recepção e a interpretação da mensagem por meio do receptor,mas como? Uma curiosidade fez com que pesquisassem como as mensagens serão recebidas de acordo com sexo, idade, profissão, classe... E assim surgiu o posicionamento de marketing. Teoria dos Usos e Gratificações sustenta que toda mídia foi criada e é de extrema importância para a Publicidade e Propaganda e a comunicação ao todo.

8 : Tive que saí mais cedo um pouco nessa apresentação por motivos pessoais (risos)Lembro-me que um dos assuntos abordados foi a Cibernética, que é a construção máquinas para que haja a inteligência artificial.Difusionismo, que é uma criação de novas teorias, culturais.