quarta-feira, agosto 02, 2006

Obeservatorio da imprensa

Babado moral, manipulação e hipocrisia
Por Muniz Sodré em 1/8/2006

Freqüentaram cada órgão da imprensa falada, escrita e televisiva o nome e o rosto da senhora de 68 anos que fez um depoimento controvertido num dos capítulos da novela Páginas da Vida (Manoel Carlos, TV Globo). O motivo da celeuma foi o uso de palavras chulas em referência à sua própria vida sexual [ver, no OI, "Depoimento espontâneo cria polêmica em novela" e "O preconceito que ninguém viu"].
Todo o episódio deixa transparecer o enorme véu de manipulação e hipocrisia que envolve as relações da mídia com seu público cativo. Podemos tomar como ponto de partida para a discussão um diálogo do conhecidíssimo O Pequeno Príncipe, de St. Exupéry, em que um dos personagens diz ao outro: "Você é responsável pelo que cativa". Ou seja, em princípio, o rico sistema televisivo teria a responsabilidade de orientar adequadamente o seu relacionamento com a audiência que se constitui ao longo do tempo. Afinal, como bem salientava o famoso psicanalista francês Jacques Lacan (vide La Télévision), "depois de algum tempo não existe nenhuma diferença entre a televisão e o seu público".
Na prática, isto implica um investimento da consciência do público pelos mesmos modelos que regem os produtos da mídia, isto é, tanto as fórmulas espetaculares do mercado quanto os modos de percepção e de comportamento inerentes aos espectadores. E espetacularização significa a vida transformada em sensação ou em entretenimento graças à produção e ao consumo de filmes, folhetins e programas televisivos, música popular, parques temáticos, jogos eletrônicos. Efeitos de fascinação, moda, celebridade e emoção a todo custo permeiam sistematicamente essa forma de vida emergente, as aparências estéticas ultrapassam os velhos valores de natureza ética.
*No que se diz televisão o assunto vira literalmente um escandalo inda + se for pra ganhar audiencia... As emissoras menores que nao tem poder algum para concorrer com a Globo acaba fazendo ''baixarias'' pra ver se derruba de alguma forma a concorrecia, mas o imperio GLOBO se assim posso dizer.. eh maior ja que ela tem o apoio de politicos... pesoas importantes no país!! e se eh hipocrisia exibir um depoimento numa novela que contam à Vida.. pq não aceitar?! ´Só pq são gente do povo!!
Tem mts programas de televisao que aborda temas semelhante e não sao taxados de hipocritas nem de manipuladores.. sem contar com os sensacionalistas!! Televisão eh um meio mt dificil pq 1 luta contra o outro.. 1 qr a desgraça do outro.. eles nao conseguem fazer sua programação sem se basear em outra!!!
Puts.. eh tanta coisa pra escrever que meu texto ficou completamente desconesso...+ da pra entender um poko da minha opinião!!
B_JOS..BJOS..B_JOS fuii!!!!